27.1.09

Spike Island Calouste Gulbenkian Residency

Candidaturas: até 2 de Fevereiro de 2009

A Spike Island está a aceitar candidaturas de artistas portugueses para a Spike Island Residency, para Abril-Junho de 2009. Basta apresentar a candidatura até 2 de Fevereiro, através de uma ficha que está disponível aqui, ou através do e-mail admin@spikeisland.org.uk. Junto com esta ficha terá que ser anexado este outro documento. A decisão final será dada a 9 de Fevereiro. A residência inclui 3.000£, 8.000£ para orçamento de produção, alojamento na Spike Island Residency House, um espaço num estúdio para trabalhar, viagem de ida e volta Lisboa-UK-Lisboa, uma exposição individual durante Julho e Setembro de 2009. Para mais informações consultar o regulamento ou o site da Spike Island.
Para mais informações clique aqui:

Sabia que...

... A Fundação Calouste Gulbenkian tem um ESPAÇO MULTIMÉDIA, que consiste num novo espaço público da Biblioteca de Arte especialmente apetrechado para a consulta de recursos em suporte digital, vídeo e microfilme. Conta com um conjunto de diapositivos (ca 250) reproduzindo obras de pintura, escultura, colagens, instalações, etc., de diversos artistas portugueses contemporâneos. A colecção encontra-se totalmente digitalizada e os correspondentes ficheiros digitais são acessíveis apenas na rede local da Biblioteca Espaço Multimédia

links interessantes de arte

http://www.arteplastica.com/artistas.htm
http://www.lusoartists.com/
http://www.passaporaqui.com/
http://www.athouguia.com/
http://athouguia.blogspot.com/
http://i-artz.com/index.php/
http://www.artsubjects.com/
http://the-artists.org/
http://users.skynet.be/monique.jenniges/WorldwideArtlinks/
http://www.5art.ch/
http://www.theartwolf.com/
http://divulgacao.fba.ul.pt/?tag=artes-plasticas
http://www.galeriavalbom.com/exposicoes.php

24.1.09

Workshops de Desenho e Pintura

O Museu de Ciência e o Museu Nacional de História Natural (Museus da Politécnica) promovem, em parceria com o siteXcape, workshops de Desenho e Pintura.
O Desenho e a História da Cidade:
24, 31 Jan, 7 e 14 Fev Sáb: 14h30-16h30
Princípios do Desenho:
Início a 25 Jan Dom: 14h30-16h30
Desenho, Aguarela e Técnica Mista:
Início a 25 Jan Dom: 14h30-17h30
Informações Úteis: geral@museus.ul.pt ou 213 921 808

23.1.09

"Lá Fora" - Obras de artistas portugueses radicados no estrangeiro

Poderá visitar no Museu da Electricidade até 15 de Março a exposição 'Lá Fora', que reúne obras de artistas portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro. Rafael Bordalo Pinheiro, Fernando Lemos (Brasil), Amadeu Souza-Cardoso, Vieira da Silva, Dacosta (Paris) ou Paula Rego (Londres) são alguns dos nomes clássicos da arte portuguesa que dão o mote à exposição. Paralelamente apresentam-se obras de pintura, escultura, fotografia, vídeo e instalação de jovens criadores integrados com sucesso nos circuitos artísticos internacionais, caso de Edgar Martins, premiado este ano no New York Photo Awards (categoria personal/Fine Art Series).

Endereço: Avenida de Brasília, Central Tejo, Portão Poente, Lisboa
Horários: Ter a Dom: 10h-18h Telefone: 210 028 190

O Surrealismo português

Poderá visitar de 24 Jan a 29 Mar na Cordoaria Nacional (Av da India) a exposição com obras dos nomes fundamentais do movimento no domínio das artes plásticas: pintura de António Pedro, Dacosta, Vespeira, Cesariny, Cruzeiro Seixas, Eurico Gonçalves; escultura de Isabel Meyrelles e Jorge Vieira; fotografia de Fernando Lemos e Carlos Calvet. Também de pintores não directamente associados ao surrealismo - Júlio ou Paula Rego - e de figuras ligadas ao movimento mas mais conhecidas pela sua produção literária - Alexandre O’Neil, António Maria Lisboa, Pedro Oom, Mário Henrique Leiria. A presença de trabalhos de nomes de referência internacional - Max Ernst, Victor Brauner ou Hans Bellmer - ao lado de artistas nacionais, responde à necessidade de entender o Surrealismo português no contexto geral da história da arte do século XX.

10.1.09

Dicas de pintura para principiantes ;-)

Dicas de Pintura

Uma criteriosa selecção de pincéis é essencial!

Dicas de Pintura

Dicas de Pintura

Donna Dewberry teaches you how to paint the cabbage rose

Inaugurações

Museu da Electricidade Central Tejo, Avenida Brasília 213 631 646
> Lá Fora <
Obras de artistas portugueses radicados no estrangeiro.
Pintura, escultura, fotografia, vídeo, instalação
16 Jan a 15 Mar
Lá fora - Obras de artistas portugueses radicados no estrangeiro
Co-produzida pelo Museu da Presidência da República e pela Fundação EDP, Lá Fora reúne obras de artistas portugueses que vivem e trabalham no estrangeiro. Rafael Bordalo Pinheiro, Fernando Lemos (Brasil), Amadeu Souza-Cardoso, Vieira da Silva, Dacosta (Paris) ou Paula Rego (Londres) são alguns dos nomes clássicos da arte portuguesa que dão o mote à exposição. Paralelamente apresentam-se obras de pintura, escultura, fotografia, vídeo e instalação de jovens criadores integrados com sucesso nos circuitos artísticos internacionais, caso de Edgar Martins, premiado este ano no New York Photo Awards (categoria personal/Fine Art Series).

Giefarte
Rua da Arrábida, 54 BC T: 213 880 381 / 213 857 731
Ilda David
Pintura - Inaugura 13 Jan
Maria José Oliveira - Desenhos e Objectos, Até 9 Jan
Seg a Sex: 11h-14h/15h-20h

Galeria do Torreão
Nascente da Cordoaria Nacional
Avenida da Índia T: 213 642 909
O Surrealismo na Fundação Cupertino de Miranda
23 Jan a 29 Mar; Ter a Sex: 10h-19h, Sáb e Dom: 14h-19h

Galeria Matos Ferreira
Rua Luz Soriano, 18 T: 213 230 011
Maria César – Outside/Inside
Pintura 8 Jan a 1 Fev
Ter a Sáb: 19h-2h, Dom: 15h-20h

Galeria Sopro
Rua das Fontainhas, 40 T: 213 618 756
Projecto de Arte Contemporânea
Carlos Noronha Feio
Pintura, Vídeo
10 Jan a 21 Fev; Ter a Sáb: 15h-19h

Galveias – Galeria de Arte
Rua Misericórdia, 83 T: 213 422 232
António Carmo – Navegando pelos Ateliers da Memória
Pintura 10 Jan a 21 Fev
Ter a Sex: 11h-13h/14h30-19h Sáb: 11h-13h

Galeria António Prates
Rua Alexandre Herculano, 39A T: 213 571 167
Colectiva de Jovens Artistas
23 Jan a 14 Fev
Seg a Sex: 11h-20h; Sáb: 15h-20h

2.1.09

A não perder - Exposições de pintura:


- Termina a 4 de Janeiro a mostra de José Sanleón intitulada por " Al-boeira". Reúne uma selecção de 37 obras pertencentes à série Al-boeira, na qual o artista realiza uma aproximação estética e emocional à natureza, uma releitura de uma paisagem marcada pela presença constante da Albufeira (Al-boeira em língua àrabe).
A exposição está patente na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Avenida da India, de Ter a Sex: 10h-19h, Sáb e Dom: 14h-19h.


- Pode visitar também a Exposição “Caprichos e Desastres” de João Abel Manta, no Museu Bordalo Pinheiro Galeria de Exposições temporárias. Até 18 de Janeiro de Terça a Domingo das 10h às 18h. Entrada Livre.

- Até 10 de Janº poderá vêr na Galeria Alecrim 50, um conjunto de dez pinturas a óleo de André Almeida e Sousa. Estes trabalhos recentes, executados sobre tela, mostram um novo ângulo no percurso deste artista, partindo de temáticas semelhantes, agora vistas numa escala diferente, precisamente um ano depois da sua exposição de desenhos.

- Gabriel Colaço apresenta-nos uma instalação e exposição de Pintura, na Galeria Zaum Projects, Avenida Miguel Torga, 14B.

- Por ocasião da comemoração do centenário do nascimento de Vieira da Silva, o Museu Colecção Berardo apresenta a exposição “A Intuição e a Estrutura: De Torres-García a Vieira Da Silva 1929-1949”, em co-produção com o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), Espanha.
Esta selecção de 120 obras, que conta com empréstimos de 35 museus e coleccionadores do mundo inteiro, centra-se em vinte anos de trabalho de Torres-García e Vieira da Silva e na relação de proximidade que estabeleceram ao longo desse período. Pretende confrontar, pela primeira vez, as obras destes dois artistas, mostrando não só os cruzamentos existentes, mas também as particularidades na obra de cada um deles.
Entre as obras apresentadas destacam-se alguns trabalhos inéditos como a série de pinturas realizadas no contexto da viagem de Vieira da Silva à Roménia, em 1930.
A exposição está no Museu Colecção Berardo, Praça do Império, até 15 Fev.