30.3.09

Graffiti infantil

Nos meus três últimos posts acerca de Graffiti, levantei alguns tópicos para reflexão: Graffiti - Arte ou crime? Uma discussão antiga. Será o graffiti uma expressão artística ou mero vandalismo? Embeleza a paisagem urbana ou destrói o património?

Ainda em deambulações sobre esta temática, deixo-vos hoje uma notícia algo inédita. É que usar tinta ou dispôr de uma parede para elaborar uma grande pintura mural não é apenas território dos adultos! Uma menina britânica de 11 anos está a ser apelidada de "a jovem Picasso da arte de rua" em consequência dos seus trabalhos de graffiti. Solveig, assim se chama, mora na cidade litorânea de Brighton, e começou a pintar muros perto de sua casa aos 8 anos (talvez seja cultural … ;-)

"Eu já gostava de desenhar. Até que um dia vi um pessoal a pintar, pedi para fazer também e adorei", disse ela à BBC.Solveig graffiti

Presentemente, Solveig é convidada por grafiteiros para participar em pinturas em Londres e outras grandes cidades britânicas. "Todo o mundo nesse meio é adulto. Mas eles gostam de mim e respeitam-me", afirmou. Ela chegou até a ser solicitada para tatuar um personagem na perna de um fã.

Os graffitis de Solveig são caracterizados pelas cores fortes e os desenhos bem delineados. Alguns dos trabalhos consistem apenas no nome da jovem ("S", "O" e "L"). criança pinta graffiti

A jovem ‘graffiter’ também costuma posar ao lado das pinturas e deixar as fotos no seu site na internet. Entre os seus trabalhos preferidos, está uma pintura em um trecho das ruínas do Muro de Berlim. "É uma sensação estranha pintar um muro onde as pessoas levavam tiros se tentassem pular para o outro lado", escreveu ela no site.

"Sei que algumas pessoas pensam que o graffiti suja as ruas, mas eu não acho. Acho que fica bonito", disse.

De referir que a atenção dos media fez com que os pais decidissem "diminuir o ritmo" das actividades de Solveig, para que ela se dedique mais à escola.

elephant_sol sol 2

sol sol_m

solveiglittlegraffitiartistgirl1 solveig_1298237i

header_2

9 comentários:

helia disse...

Que interessante uma pequena "graffiter" no Mundo adulto dos grafiteiros! E como são lindos os Graffitis desta pequena artista! Gostei muito

Iscte 72-77 disse...

Lindíssimos estes desenhos, grande trabalho o seu mas ficou lindo...parabéns

Iscte 72-77 disse...

Estive a ver as máquinas a partir do endereço que me enviou. É exactamente igual. Acho que seria uma boa compra. Tira óptimas fotos como já teve oportunidade de verificar.

bjss

Jorge P. Guedes disse...

TEM FUTURO A GAROTA, PORQUE REVELA ALMA!
---x---

OLÁ!

Venho informar os amigos e visitantes dos meus blogues que estes terminaram ontem.
Tudo acaba um dia, e esta foi a hora escolhida para pôr um ponto final nesta actividade´que já durava há 3 anos.
Muito obrigado pelas vossas visitas e colaboração.
Irei aparecendo por vossas casas consoante a disponibilidade.

Até um dia destes. Boa sorte e Muita saúde.

UM ABRAÇO
Jorge P.G. - o sineiro

Riscos e Rabiscos disse...

helia:

É invulgar uma criança neste mundo do Graffiti, não é? Achei curiosa esta notícia, ainda por cima acerca da temática que estou a abordar, e quis partilhar convosco. Calhou bem ;-)
Obrigada pela sua visita. Tenho ido ao seu blog, está muito interessante, desde a parte gráfica, aos conteúdos :-)
Boa semana!

Riscos e Rabiscos disse...

Iscter 72-77:

É verdade, dá um certo trabalhinho este hobby ;-) mas... enquanto houver visitantes, vou tentando corresponder com assuntos que eu considero interessantes. O motor de arranque foi, como muito bem sabe ;-) numa aula de informática - criar um blog. Gostei desta nova aprendizagem, já sei fazer, agora estou na manutenção. E todos vós me dão alento!
Obrigada Mestre e Colega ;-)

Riscos e Rabiscos disse...

Jorge P.G:

Muito obrigada pelos votos que retribuo. 3 anos já serão bodas de platina em matéria de blogs? ;-)
Não é para todos... a avaliar pela minha recém experiência, e tal como acabei de dizer à Iscte 72-77, é um hobby trabalhoso...
Mas que se há-de fazer, quando gostamos deste tipo de ocupações que envolvem a mente, labuta, estudo, pesquisa e partilha?! Para além do aspecto lúdico e prazeiroso em ter um blog, claro está. Quando há reciprocidade, vale a pena o esforço! Provavelmente ponderou nas razões do 'fecho', e não será pela ausência desta.
Sinta-se à vontade para aparecer por aqui, sempre que lhe aprouver.
Até breve

Riscos e Rabiscos disse...

Iscte 72-77:

Estou a pensar em abalançar-me a uma quando colher frutos do "negócio" ;-)
Metas e objectivos, querida 'coleguinha'! :-)

Je Vois La Vie en Vert disse...

Olá Riscos e Rabiscos,

Não há idade para aprender e graças a ti, fiquei a saber que havia uma "grafiteira"!

És muito querida por me ter deixado 2 vezes poemas no meu cantinho verde. Agradeço a tua sensibilidade e saí do meu retiro porque achava que merecias uma resposta.
Eu também já sou uma "velha" bloguista porque o meu primeiro blog que um dia desapareceu sem mais nem menos - por isso aconselha-se a fazer cópia pelo menos do template (esquema) como felizmente eu tinha feito - já foi aberto em 2005 ! Este blog já fez um ano em Fevereiro de 2009 e têm 115 artigos e 1219 comentários contado com o teu !
Não tenciono fechar o meu blog porque é uma experiência muito enriquecedora e ainda tenho muito para escrever e oferecer mas tenho que me retirar durante um tempo por razões pessoais.

Agora, vou voltar para o meu retiro...

Muitos beijinhos verdinhos para ti.