5.4.09

Acerca do Cartoonista Matt Groening, autor dos Simpsons

 

Matt Groening é o grande criador de Os Simpsons, série de desenhos animados para a televisão que retrata o dia-a-dia de uma família americana, exibida pela primeira vez em 1989 para a emissora FOX. Através dos protagonistas Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, o cartoonista faz críticas ao comportamento humano, à sociedade e ao modo de vida americano.

Matt_Groening, cartoonista dos Simpsons 23_mattgroening_lglmattgroening1  Desde pequeno Matt adorava banda desenhada. Usou o nome dos seus familiares nos seus personagens, já Bart é apenas um anagrama com a palavra "Brat" (Matt) que significa pirralho, fedelho.

A série tem 422 episódios e 20 temporadas, o que a faz a mais antiga em exibição nos Estados Unidos. Estreou-se em 1989 e, desde então, popularizou-se nos EUA como a comédia da família, que agrada a adultos e crianças. Recebeu inúmeros prémios desde que iniciou emissões, tais como: 23 prémios Emmy, 22 Annies e um Peabody. Em 2000, o programa ganhou uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Em 1998, a revista Time elegeu-a como a melhor série televisiva do século.

                Família Simpson O autor e o Homer simpson

De enorme influência na cultura pop, serviu de inspiração para diversas outras séries animadas, além de citações em inúmeras obras de escritores, músicos e directores de cinema e televisão.

Um grande número de produtos foi criado com base no programa, desde jogos electrónicos até livros que discutem conceitos filosóficos a partir da conduta das personagens.

Curiosidades:

· A família amarela e de olhos esbugalhados está tão inserida na cultura americana que o termo “Doh!”, repetido por Homer, foi adicionado em 2001 ao Oxford English Dictionary – “expressão de frustração ou pessoa que diz ou faz algo estúpido”. 

· Acima da orelha de Homer, há um fio de cabelo em formato de "M", em alusão a "Matt"; já a orelha corresponde a letra "G" de "Groening". A assinatura do artista ;-)

clip_image001

9 comentários:

Mare Liberum disse...

Era uma série imperdível cá em casa. Creio que passava ao fim-de-semana e todos nos ríamos com o piralho da cara amarela.

Bem-haja!

helia disse...

O meu conhecimento àcerca de Matt Groening, ficou muito mais enriquecido através do seu blog. Obrigada e Feliz Páscoa

Riscos e Rabiscos disse...

Isamar:

Eu vejo frequentemente no canal Fox (faz parte do meu pacote). Realmente é "um fartote de riso" e curiosamente os americanos também se divertem, mesmo sabendo que a série é uma caricatura da sua sociedade ;-)

Riscos e Rabiscos disse...

helia:

Fico contente por lhe ter proporcionado um maior enriquecimento. Afinal de contas é mesmo isso que se pretende: acrescentar algo ao nosso baú :-) Eu própria também me enriqueço com as pesquisas que faço para inserir aqui. Por exemplo, achei piada a esta particularidade das iniciais do autor, que desconhecia. Depois foi só brincar com a imagem no paint net, para fazer os círculos e as setas afim de destacar o nome de Matt Groening :-)

Iscte 72-77 disse...

Desconhecia completamente a cena da assinatura....Está muito bem esgalhado.
Vou-te enviar um email, tenho umas questões para resolver...

Je Vois La Vie en Vert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Riscos e Rabiscos disse...

Je Vois La Vie En Vert:

Muito obrigada pela visita. Vou ver o site do coro. Também não sei quem é a Vert ;-) fica tranquila.
beijinhos e até breve

Abel Pereira disse...

Este post sobre os Simpsons e o Matt Groening está muito interessante! Já aprendi umas coisas!

Riscos e Rabiscos disse...

Ed:

Obrigada, também acho interessante :-)
Vá aparecendo