2.6.09

Bodypainting

A pintura corporal é a expressão literalmente viva da união das artes plásticas com a anatomia humana, onde uma e outra se integram para retratar o belo. Esta arte está bastante difundida em países como a Austrália, a Alemanha e a França, onde existe um concurso muito valorizado pelos artistas que se dedicam a essa pintura.

Na opinião do artista plástico paulista Beto França, a pintura corporal, também chamada de maquiagem artística (ou body painting, em inglês), transforma cada parte do corpo em um elemento da obra, cujo resultado é a beleza do todo.

Beto França é um artista que fez o caminho das artes plásticas para a maquiagem artística. Quando criança gostava de desenho, fez escola para aperfeiçoar os traços e depois foi cursar na faculdade de Belas Artes.

 body painting New Orleans Mardi Gras      

 

O artista explica que a maquiagem artística é diferente da maquiagem de caracterização (teatro, cinema ou TV) principalmente porque a preocupação não é de transformar uma pessoa em personagem, mas sim causar um efeito visual, uma expressão do belo. A pintura corporal deriva, segundo Beto França, dos efeitos plásticos obtidos com elementos visuais como linha, forma, cor, volume e textura, assim como dos princípios de organização, composição, equilíbrio, harmonia, ritmo e movimento. Além disso, segundo o artista, o domínio da técnica do desenho é uma das ferramentas fundamentais para a execução desse trabalho.

      Body Painting by Daniele Conti   

Na pintura corporal, o maquiador explora a sensibilidade e a criatividade em conjunto com técnicas de composição artística, o desenho, a pintura e produtos cosméticos específicos, adequados à prática dessa arte. Antes de existirem os recursos de hoje, uma das maneiras que os artistas usavam para resolver a questão das tintas para o corpo era misturando pasta d'água com corante para alimentos, ou óleo para bebê ou de amêndoas com pigmentos.

 

As maquiagens de pintura corporal devem ser feitas com pasta d’água neutra, portanto atóxicas, e os pigmentos de origem comestíveis.  Um inconveniente da pintura corporal, principalmente do ponto de vista do artista, que quer ver suas obras eternizadas, é que ela é uma arte efêmera. Demora horas para ser concebida, esboçada no papel, materializada na anatomia humana e, se não for registada em forma de imagem fotográfica ou cinematográfica, ninguém mais poderá admirá-la.

Craig Tracy body paints stripes Body Painting Amitbar BodyartAlém de expressão da arte e do uso prático em publicidade e eventos, a pintura corporal tem vindo a ser procurada, por exemplo, pelo companheiro ou companheira que quer dar-se de presente num aniversário de casamento.

7 comentários:

Daniel C.da Silva disse...

Magnifico. Teria muita dificuldade em escolher.

Riscos e Rabiscos disse...

Daniel Silva:

Muito obrigada pela visita e pelo incentivo!
Também os acho lindíssimos :-)
Volte sempre

helia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
helia disse...

Muito interessante esta associação das Artes Plásticas com a Anatomia Humana.Gostei muito.

anamar disse...

Lindissima esta arte da qual me sinto um pouco arredada, RR!
Passar por aqui, é sempre uma lição de história de arte!
Vamos a mais surpresas???
Abracinho
:))

Iscte 72-77 disse...

Muito interessante...as usual...será que quando as mulheres se maquilham tb fazem bodypainting?? É que começo uns óptimos produtos atóxicos!! AhAhAh

anamar disse...

RR, o que é feito de si???
Tudo bem???
Assim o espero!
Abracinho