Não perca a oportunidade de ver a pintura de Xico Fran no Centro Cultural de Cascais (pertíssimo do Museu Conde Castro Guimarães e da Marina). Decorre de 7 a 21 de Dez, no âmbito do tema '80 anos de jazz em Cascais'.
Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Lisboa em 1908 e faleceu em Paris em 1992. Naturalizou-se francesa em 1956. Neta do fundador do jornal "O Século", desde cedo se interessou pelas artes. Aos onze anos começou a estudar pintura e desenho na Academia de Belas Artes de Lisboa. Vieira da Silva foi autora de uma série de ilustrações para crianças, executando uma série de guaches. Em sua memória e de seu marido, também pintor, foi fundada em Lisboa a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.
«TESTAMENTO»
de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992)
Eu lego aos meus amigos
Um azul cerúleo para voar alto. Um azul cobalto para a felicidade. Um azul ultramarino para estimular o espírito. Um vermelhão para o sangue circular alegremente. Um verde musgo para apaziguar os nervos. Um amarelo ouro: riqueza. Um violeta cobalto para o sonho. Um garança para deixar ouvir o violoncelo. Um amarelo barife: ficção científica e brilho; resplendor. Um ocre amarelo para aceitar a terra. Um verde veronese para a memória da primavera. Um anil para poder afinar o espírito com a tempestade. Um laranja para exercitar a visão de um limoeiro ao longe. Um amarelo limão para o encanto. Um branco puro: pureza. Terra de siena natural: a transmutação do ouro. Um preto sumptuoso para ver Ticiano. Um terra de sombra natural para aceitar melhor a melancolia negra. Um terra de siena queimada para o sentimento de duração.
(texto encontrado nos papéis de M Helena Vieira da Silva após a sua morte, onde nos transmite 'a convicção de que as cores, simples matéria pigmentada, contêm afinal todo o arco-iris de que a vida é composta')
Realizou-se em Paris no passado Outubro a Feira Internacional de Arte Contemporânea (FIAC) na qual estiveram representados onze artistas plásticos portugueses. Felipa César, Rui Toscano, José Lourenço, João Onofre, João Louro, Vasco Araújo, Ângela Ferreira, José Pedro Croft, João Penalva, Helena Almeida e Pedro Casqueiro foram os artistas portugueses representados na FIAC. A Feira decorreu nos espaços do Grand Palais, Cour Carré do Louvre e nos Jardins das Tulherias.
Também temos a representação de artistas plásticos portugueses em colectiva de desenho na Alemanha. Alexandra Aguiar e Carlos Figueiredo, artistas plásticos portugueses residentes em Berlim, participam na mostra colectiva de desenho «Drawning Attention 2», patente na Invaliden 1, uma galeria luso-hispânica da capital alemã, até 20 de Dezembro.Alexandra Aguiar tirou o curso de Escultura da ARCO, em Lisboa. Vive há cerca de um ano em Berlim, explica-nos que o seu desenho não é figurativo, embora nele se possam divisar formas humanas. Carlos Figueiredo escolheu igualmente Berlim depois de cursar a Escola de Belas Artes do Porto. Completou os estudos em Chicago, com passagens por Nova Iorque e por exposições na Módulo e na Galeria do Chiado, em Lisboa. Na exposição colectiva na Invaliden 1, apresenta uma série de desenhos “construídos na base de acumulação de pequenos desenhos, que atingem uma certa densidade final”.
Pintor português. Nasceu no Porto em 1917.Com um espólio de cerca de dois mil desenhos que o pintor reuniu ao longo da sua carreira, iniciada nos anos 30, nasce o Lugar do Desenho - 'Fundação Júlio Resende'. O espaço localiza-se na área metropolitana do Porto e perspectiva ter uma dimensão nacional e internacional, promovendo acções culturais com a comunidade e com os países lusófonos.
Está patente ao público até 03 Dez 2008 a sua última exposição intitulada 'Desenhos do mar e da terra | 1983-2007' (Fundação Júlio Resende, Rua Pintor Júlio Resende, 346 - Valbom / Gondomar).
Nesta fase experimental do meu blog, estou a pensar divulgar obras de artistas plásticos portugueses. Tentei inserir um video do Amadeu Souza Cardoso, contudo sem sucesso... :-( ...(sou iniciante) Posteriormente tentei outra via e consegui incorporar este video da Paula Rego :-) Apreciada por muitos, a sua pintura não deixa de ser controversa, causando frequentemente sentimentos fortes e/ou incompreendidos. Na dantesca casa de bonecas de Paula Rego, podemos ver bonecos gigantes meio humanos, meio animalescos, que chegam a Nova Iorque pela mão da artista. A exposição "Human Cargo" traz a público os habitantes do estúdio Londrino, povoado de memórias portuguesas. Veja, vai gostar :-)
Amadeu Souza Cardoso, pintor português. Nasceu em Amarante em 1887 e morreu em Espinho em 1918. Desenvolveu a sua arte em Paris. A música é de Debussy:"Iberia". Veja o video (não consegui incorporar o video no blog :-( mas deixo-vos uma tela do autor
Deixo-vos imagens recentíssimas de Trier, uma pequena cidade na Alemanha, com 100.000 habitantes. Inúmeros vestígios romanos, onde se destaca a "Porta Nigra", considerado pela Unesco património mundial. Mas há mais: por ex os banhos romanos, fachada que ainda se mantém erguida e que vos trouxe, vejam as fotos. Vive-se nas ruas e nos vários cafés "Bistro" um ambiente muito simpático, tranquilo, acolhedor. Em Trier nasceu Karl Marx, casa/museu que se pode visitar. Uma curiosidade:foi o único local onde constatei uma 2ª língua patente ao público - o chinês! De resto, desde as ementas nos restaurantes, aos cartazes publicitários, etc, a 1ª e única língua vigente é o alemão. Todos os programas e filmes que passam na TV são dobrados para alemão. Até o Dr House! ;-) Outra curiosidade: Os corvos abundam por estas bandas... passeiam-se nos jardins como os pombos em Portugal ;-) numa das fotos poderão ver uma árvore cheia de corvos! Tirada ao final da tarde, presumo que fosse o seu regresso a "casa". Vou pesquisar imagens da casa de Karl Marx na net para inserir no blogue (sem quaisquer conotações políticas). Se tivesse passado férias em Viena, iria igualmente pesquisar sobre Freud, sua terra natal.
google -» youtube -» incorporar (digitar nesta caixa de texto o endereço url)-» maximizar blog -» nova mensagem -» publicar mensagem :-) OU: seleccionar na barra de ferramentas o ícon "adicionar vídeo" e seleccionar do n/ arquivo de vídeos
Acabei de inserir um contador! :-) Assim poderei acompanhar o nº de visitantes do meu blog :-)
Como inserir um counter? google -» flagcounter -» seleccionar